Inmetro proíbe fabricação e comercialização do modelo “Superled Ouro 9W” da empresa Ourolux

Home » Abilumi » Inmetro proíbe fabricação e comercialização do modelo “Superled Ouro 9W” da empresa Ourolux
Logo do Inmetro
29 ago

Categoria: Abilumi

Inmetro proíbe fabricação e comercialização do modelo “Superled Ouro 9W” da empresa Ourolux

O Inmetro, por meio da Divisão de Vigilância de Mercado (Diretoria de Avaliação da Conformidade), após receber denúncia, deflagrou uma investigação com o objetivo de avaliar os supostos riscos à segurança oferecidos pela lâmpada LED Ourolux.

Ensaios realizados por laboratório acreditado pelo Instituto em amostras do produto coletadas no mercado ratificaram os problemas apresentados na denúncia. O modelo Superled Ouro 9W, nº de registro do Inmetro: 002638/2016, foi reprovado no ensaio de Compatibilidade Eletromagnética (EMC), que avalia a ocorrência de perturbações eletromagnéticas radiadas na faixa de 30 MHz a 300MHz. A existência de tais perturbações pode ocasionar interferências no funcionamento de aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Em situações extremas, podem ocorrer a queima desses aparelhos ou curtos-circuitos na rede elétrica doméstica. Por conta disso, o Inmetro suspendeu cautelarmente o registro do produto.

A empresa encontra-se proibida de fabricar e comercializar esse modelo de lâmpada LED até que realize as ações necessárias para corrigir o problema e minimizar o risco que acidentes de consumo ocorram. O Inmetro acionou a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade-Inmetro e orientou que sejam realizadas ações de fiscalização com o objetivo de determinar se a proibição de fabricação e comercialização está sendo cumprida. Além disso, comunicou o caso à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para que adote as medidas cabíveis.

O Instituto orienta, ainda, os consumidores que possuem esses modelos de lâmpadas a deixarem de utilizá-los imediatamente e entrarem em contato com a empresa.

 

Clique aqui e leia a matéria na íntegra.

 

Fonte: Site do Inmetro

Deseja associar-se?

As empresas associadas à ABILUMI contam com estrutura de apoio técnico, informações mercadológicas, assessoria de imprensa e clipping diário, ferramentas dedicadas a sedimentar e orientar o posicionamento comercial e institucional do Importador e Distribuidor de Produtos de Iluminação no cenário político-econômico brasileiro.  

Entre em contato

Nossos Associados