Programa Reciclus, para Logística Reversa de Lâmpadas, soma 49 pontos de entrega em três Estados

Coletor Reciclus
27 jul

Categoria: Meio Ambiente, Tributário

Programa Reciclus, para Logística Reversa de Lâmpadas, soma 49 pontos de entrega em três Estados

O programa Reciclus, que objetiva a Logística Reversa de Lâmpadas, alcançou em Julho de 2017 um total de 49 pontos de entrega em funcionamento, e avançou para os Estados do Paraná, que conta com 2 pontos, nas lojas do Carrefour em Curitiba e Pinhais, e para o Rio de Janeiro, onde foram instalados 5 pontos em lojas do hipermercado Extra na capital (Tijuca, Barra, Maracanã, Boulevard e Santa Cruz). Os demais 42 pontos estão operando no Estado de São Paulo, nas cidades de Barueri, Campinas, Cotia, Guarulhos, Osasco, Ribeirão Preto, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, São Paulo, Sorocaba e Taboão da Serra (consulte em breve a lista completa no site da Reciclus: www.reciclus.org.br).

Em todo o Estado de São Paulo serão 221 pontos de entrega, dos quais 60 na capital. Já no Estado do Paraná estão previstos 18 pontos e no Estado do Rio de Janeiro um total de 100 pontos de entrega em 2017.

O cronograma de implantação segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

Segundo o planejamento para 2017, 33 cidades no País receberão pontos de entrega Reciclus, o que significa que, pelos critérios acima, 30% da população brasileira será atendida neste primeiro ano pela logística reversa de lâmpadas.

Entre os meses de dezembro de 2016 e junho de 2017, foram realizadas 30 coletas nos pontos de entrega e recolhidas mais de 2,4 toneladas de material, ou cerca de 8 mil unidades, que já foram destinadas de forma ambientalmente correta. O índice de quebra de lâmpadas segue próximo de zero, demonstrando a eficiência dos coletores no sentido de proteger os resíduos no transporte.

O número de associados também vem crescendo e atualmente a Reciclus conta com 63 empresas.

A Reciclus segue conversando com a Cetesb sobre a dispensa da licença de operação dos pontos de entrega em todo o Estado de São Paulo, o que deve acelerar a instalação em outros estabelecimentos do comércio na cidade.

 

Sobre a Reciclus

A RECICLUS é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o propósito de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 63 empresas associadas.

O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu clico de vida e realizar a sua destinação ambientalmente adequada.

Deseja associar-se?

As empresas associadas à ABILUMI contam com estrutura de apoio técnico, informações mercadológicas, assessoria de imprensa e clipping diário, ferramentas dedicadas a sedimentar e orientar o posicionamento comercial e institucional do Importador e Distribuidor de Produtos de Iluminação no cenário político-econômico brasileiro.  

Entre em contato

Nossos Associados