Abilumi participa de seminário da Abreme

26 ago

Categoria: Abilumi

Abilumi participa de seminário da Abreme

No dia 15 de agosto, a Abreme (Associação Brasileira dos Revendedores e Distribuidores de Material Elétrico) realizou, no Cubo Itaú, em São Paulo, os seminários “Cenário Econômico 2020″ e “O Impacto das Novas Economias para o Setor de Revenda e Distribuição de Material Elétrico”, com a presença de executivos e empresários das principais empresas de material elétrico do País, representantes de entidades patronais do setor, além de convidados.

 

O objetivo foi debater temas econômicos e tributários para auxiliar fabricantes, distribuidores e revendedores de materiais elétricos a desenvolverem seus orçamentos para o ano de 2020, bem como discutir os impactos das novas economias (economia colaborativa, circular, criativa, compartilhada) nos negócios.

 

Entre os palestrantes estavam o advogado e Assessor Tributário da Abilumi, Dr. Halim Abud Neto, que falou sobre as principais teses jurídicas para 2020; e o economista da SCP Brasil, Allisson Goes, que abordou o Cenário Econômico 2020 e as Novas Economias. A última palestra foi sobre “Os Impactos das Novas Economias na Revenda e Distribuição de Material Elétrico”, apresentada por Bruno Maranhão, Diretor Executivo na Abreme.

 

Ao final, juntamente com os demais participantes, Georges Blum, representando a Abilumi e a Reciclus, integrou a mesa de debate, que foi mediada por Bruno Maranhão e aberta à participação do público.

 

Em sua participação, o presidente-executivo da Abilumi destacou algumas prioridades da Associação. “Uma delas é combater as práticas ilícitas dos importadores, seja por meio da análise dos dados públicos da Receita Federal das importações mensais, avaliando a oscilação de preços, trabalho feito pelos nossos advogados, seja denunciando e visitando órgãos públicos para alertá-los sobre os prejuízos para o setor. Podemos dizer que o cenário já foi crítico, com grande parte das importações de produtos de iluminação abaixo do preço médio praticado pelas empresas idôneas, e hoje está bem melhor, mas sempre estamos atentos, pois podem surgir surpresas.”

 

“Outra frente importante é a parte técnica, principalmente com a movimentação atual no Inmetro, cuja expectativa é realizar grandes mudanças até 2021. Isso é bom por um lado, mas preocupante por outro. Trabalhamos para que a parte da fiscalização, que é fundamental para uma competição justa entre as empresas, fique pronta ano que vem, antes de mexer nos regulamentos, pois seria desastroso desregulamentar junto”, disse ele.

 

O esforço pela qualidade dos produtos foi outro ponto destacado por Georges Blum. “É uma preocupação na Abilumi e acredito que no segmento de produtos elétricos não seja diferente. Fazemos pesquisa de mercado, adquirimos os produtos e em alguns casos fazemos testes. Se não estão em conformidade, denunciamos ao Inmetro. Algumas vezes obtemos resultados, outras não, mas o importante é denunciar. Esse aspecto se torna ainda mais relevante diante da esperada reação do setor da construção civil, que já parece ter começado de forma tímida no País.”

 

Por fim, como diretor da Reciclus, Georges Blum fez um balanço da atuação da Associação em termos de logística reversa de lâmpadas no País. “A Reciclus nasceu em 2016, como a entidade gestora do processo, mas já vínhamos discutindo o tema na Abilumi desde 2010. Uma vez assinado, o Acordo Setorial trouxe o compromisso de instalar cerca de 4.500 pontos de entrega em todo o País, até o final de 2021, para recolher lâmpadas de uso doméstico. Estamos focados em atingir as metas, pois o volume de lâmpadas é expressivo, e ao mesmo tempo trabalhando para conscientizar as pessoas a não descartarem esses materiais no lixo comum. A educação ambiental deve fazer parte do nosso dia a dia, desde a infância, porque aí conseguiremos rapidamente engajar as pessoas. É um desafio para a Reciclus e para cada um de nós, como cidadãos”, concluiu o executivo.

 

AGO/19

Deseja associar-se?

As empresas associadas à ABILUMI contam com estrutura de apoio técnico, informações mercadológicas, assessoria de imprensa e clipping diário, ferramentas dedicadas a sedimentar e orientar o posicionamento comercial e institucional do Importador e Distribuidor de Produtos de Iluminação no cenário político-econômico brasileiro.  

Entre em contato

Nossos Associados