ABILUMI orienta consumidor na compra de lâmpadas LED, que agora são certificadas pelo INMETRO

Selo de certificação do INMETRo para as embalagens de Lâmpadas LED
11 abr

Categoria: Tributário

ABILUMI orienta consumidor na compra de lâmpadas LED, que agora são certificadas pelo INMETRO

Cliente deve optar pelo Lâmpadas LED certificadas,  que produz maior quantidade de luz, não que possui maior potência em Watts, diz especialista

 

Como as lâmpadas incandescentes reinaram absolutas por quase 150 anos no mercado mundial, o consumidor, com toda razão, acostumou-se a escolher uma lâmpada pela potência (Watt). Apesar de a tecnologia ter dado um salto incrível nos últimos anos, com o surgimento das fluorescentes compactas e, mais recentemente, com o advento da lâmpada LED, essa cultura permanece e muitos acham que potência é o que importa na hora de adquirir uma lâmpada.

 

Mas por que ainda fazemos isso? Na opinião do engenheiro elétrico Rubens Rosado, assessor técnico da ABILUMI (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação), a resposta a esta pergunta é simples: “pura comodidade, pois mudanças culturais exigem esforço”.

 

“As próprias embalagens induzem o consumidor a pensar em potência, pois é o que encontramos em destaque. Fabricantes ainda resistem em ressaltar o fluxo luminoso e a eficiência nas embalagens, temendo que o consumidor se confunda na hora da aquisição. Mas isto com o tempo vai mudar”, acredita.

 

“Não digo que não se deva considerar a potência da lâmpada. Sem dúvida esse é um dado importante, pois é daí que o consumidor fica sabendo a quantidade de energia que será consumida e, consequentemente, o custo que representará aquela lâmpada em sua conta de energia elétrica. Mas tão importante quanto a energia consumida é a ‘quantidade de luz que a lâmpada produzirá’ ou numa linguagem mais técnica o ‘fluxo luminoso’ emitido.”

 

Um outro aspecto a ser considerado é a eficiência da lâmpada, segundo o especialista. “Assim como em nosso carro, onde nos preocupamos com quantos quilômetros ele faz com 1 litro de combustível, a eficiência da lâmpada vai indicar o quanto aquela lâmpada vai consumir de energia elétrica para iluminar adequadamente um determinado ambiente. Lembrando que a eficiência é representada por lúmens/Watt.”

 

Sendo assim, podemos, por exemplo, ter dois ou mais modelos de lâmpadas LED com potência de 10W cada, porém com fluxos luminosos diferentes. “Uma vez que as lâmpadas consomem a mesma quantidade de energia, será mais vantajosa a compra da lâmpada que oferece um fluxo luminoso ( Lm ) ou uma eficiência Lm/W maior. O importante é que todos esses dados vão estar nas embalagens, ninguém vai precisar usar uma calculadora quando for comprar uma lâmpada. Basta comparar os dados “

 

Veja abaixo um exemplo de equivalências de modelos de lâmpadas incandescentes em comparação com as lâmpadas LED e o quanto você pode economizar com essa nova tecnologia.

 

Lâmpada incandescente Lâmpada LED
Consumo/Potência (Watt) Fluxo luminoso (lúmens) Consumo/Potência (Watt) Fluxo luminoso (lúmens)
40 480 6 470
60 804 10 700
75 1018 12 1055
100 1507 18 1800

Fonte: Inmetro

 

Clique aqui e consulte a tabela “Fluxo Luminoso para Equivalência de Potência”, do INMETRO.

 

Certificação pelo INMETRO

As lâmpadas LED foram regulamentadas no Brasil pelo INMETRO para oferecer mais segurança ao consumidor. O governo federal publicou as portarias nº 143, 144 e 389, que abordam os aspectos técnicos de qualidade e a regulação da comercialização e de certificação do produto.

 

A partir de 17 de fevereiro de 2016 ficaram proibidas as importações e a fabricação de lâmpadas LED que não estivessem em conformidade com as normas técnicas e ostentando em suas embalagens o selo INMETRO. A proibição de comercialização de lâmpadas sem o selo por atacadistas e varejistas começa a valer a partir de 17 de julho de 2017 e para microempresários a partir de 17 de janeiro de 2018. Portanto, o consumidor tem que ficar atento.

 

Para o especialista da ABILUMI, este foi um passo fundamental na defesa dos direitos do consumidor, que nas lojas se deparavam com inúmeros produtos, com preços convidativos, mas que disfarçavam a baixa qualidade. “É essencial disseminar o conceito de fluxo luminoso e eficiência entre os consumidores. Sem que haja essa mudança cultural, todo o desenvolvimento tecnológico aplicado nas lâmpadas LED não fará sentido para o cliente, que vai continuar comprando lâmpadas baseando-se na potência consumida, achando simplesmente que as de maior potência iluminam mais do que as de menor potência, o que nem sempre é verdade”, orienta o engenheiro.

 

Preocupada com o consumidor, antes mesmo do processo de certificação de lâmpadas LED pelo INMETRO, as empresas associadas à Abilumi já traziam em seus produtos o selo da entidade, de forma a garantir aos consumidores uma lâmpada LED de qualidade, com vida útil, fluxo luminoso, eficiência e outras características técnicas e de segurança exatamente como informadas nas embalagens.

Deseja associar-se?

As empresas associadas à ABILUMI contam com estrutura de apoio técnico, informações mercadológicas, assessoria de imprensa e clipping diário, ferramentas dedicadas a sedimentar e orientar o posicionamento comercial e institucional do Importador e Distribuidor de Produtos de Iluminação no cenário político-econômico brasileiro.  

Entre em contato

Nossos Associados